segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Copa São Paulo 2010 - Aberto do Brasil de São José do Rio Preto/SP

Entre os dias 26 e 28 de novembro, ocorreu na calorosa cidade de São José do Rio Preto/SP, mais um Aberto do Brasil. Com a premiação de R$ 5.000,00 e a taxa de inscrição de R$ 60,00, o evento contou com a participação de 42 enxadristas. Dentre eles 7 Mestres Internacionais, 1 Mestre Fide e 1 Candidato a Mestre.

Um uruguaio, um sérvio, um australiano, dois cubanos, um argentino, um paraguaio e trinta e cinco brasileiros tomaram parte do torneio que teve um pequeno atraso para iniciar, mas que começou a todo vapor nesta cidade que mesmo quente, foi proporcionado um salão com uma estrutura maravilhosa digno de se ver jogadores utilizando blusas ou camisetas de mangas longas:


Dentre os favoritos, logo na primeira rodada tivemos algumas surpresas, como os empates nas mesas 06, entre a enxadrista Líria Garcia e o MI Martin Crosa [veja a partida], e 08 entre o jovem Fernando Branchini e Allan Gattass [veja a partida]. Dentre os favoritos, na mesa 05, por muito pouco o, até então sem título e que na próxima listagem da FIDE será MI, argentino Jacques Blit, enfrentou Rafael Pimentel que se não fosse a desatenção deste, teríamos mais um empate [veja a partida].


Os embates entre os favoritos já começam. Logo na mesa 01, os MI's Cristobal Valiente (PAR) empata com Martin Neubauer (AUT) [veja a partida] e como outro destaque salientamos o empate entre os jovens Alexandre Esperafico e Fernando Branchini [veja a partida].


A rodada que trouxe maior interatividade entre os enxadristas, pois todos se perguntavam por onde andava o enxadrista brasiliense Lucas Aguiar? Pois é, a rodada começou e o enxadrista simplesmente não apareceu, até que após encontrado o enxadrista se retratou informando que havia se perdido. A vitória do MI Luis Aguero sobre Jacques Blit demonstrou que o cubano tinha um foco muito maior que obter pontos de rating, enquanto nas mesas 02, 03, 04 e 05, todos empates. [veja todas as partidas da rodada]


Sem muitos alardes, a 4a. Rodada ocorreu com a vitória dos maiores ratings, até os empates entre Cicero Assunção e Fernando Barbosa, Ricardo Guelerman e Diego Polachini, Vitória Ramillo e Marcos Vinícius Torsani. O MI Cubano Luis Aguero prossegue com 100% de aproveitamento e com a liderança isolada após vencer Silvio Oliveira. Após esta rodada, nos despedimos da enxadrista Vitória Ramillo que arrumava suas malas para a disputa do Campeonato Panamericano Feminino de Xadrez em Campinas/SP.


Um dos embates que todos aguardaram, era a partida do domingo de manhã em que o MI Dragan Stamenkovic enfrentaria o MI Luis Aguero. Algo bem curioso ocorrido nessa rodada foi que passado mais de 15 minutos de jogo havia apenas 1 enxadrista dentre os 10 das cinco primeiras mesas. Resultado, Dragan empatou com Aguero, Neubauer venceu Carlos Barreto e a partir daqui, Allan Gattass mostrou sua estrela e iniciou a sua escalada rumo os 2300 pontos ao vencer o argentino Jacques Blit.


Sem ninguém saber qual o critério de desempate, nas primeiras mesas o empate foi, ainda assim, aceitado por ambas as partes muito rapidamente até que na mesa 03, Allan Gattass venceu de formidavalmente o enxadrista Silvio Oliveira. Allan com essa vitória ultrapassou a barreira dos 2300 pontos e obteve a possibilidade de solicitar junto a FIDE o título de Mestre Fide. Continuando, na mesa 05, Jacques Blit foi derrotado novamente, desta vez para o MF brasileiro Carlos Barreto que se preparava para a disputa do Campeonato Brasileiro Absoluto.

Dessa forma, a classificação final ficou assim:


Importante enaltecer o trabalho do Diretor do evento, o AI Ramon Arnal Carrasco, que corroborou de todas as formas para que o evento ocorresse com a maior descontração e interatividade entre enxadristas e arbitragem, assim com os árbitros Christian Van Riemsdijk e o grande Eduardo Capatti.

Confira também toda a programação do Festival Paulista do Interior de Xadrez 2010.

Veja fotos e outras ligações:
MI Dragan Stamenkovic
Líria Garcia

Jacques Blit x MI Luis Aguero

Luis Supi x MI Martin Neubauer

Diego Polachini

Vitória Ramillo

Fernando Henrique
MI Martin Neubauer x Renan Brandão


Nenhum comentário:

Postar um comentário